
REDE EDUCADORA
DE COMUNICAÇÃO

Rede Educadora está entre premiadas com série sobre empreendedorismo amazônico na era digital
A Rádio Educadora da Amazônia ficou em segundo lugar na categoria Jornalismo em Áudio do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo — etapa Amazonas

Foto: Wellington Mamud/Sebrae-AM
A Rádio Educadora da Amazônia ficou em segundo lugar na categoria Jornalismo em Áudio do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo — etapa Amazonas. O trabalho premiado no último dia 27 de setembro, intitulado “Amazônia Profunda Digital”, foi reconhecido entre diversas produções regionais de destaque — ficando logo atrás do primeiro lugar, que foi para a BandNews FM, com a matéria “Taca Farinha: cultura e comércio do alimento xodó dos amazonenses reforçam identidade local”.
O anúncio do resultado foi feito durante a cerimônia de premiação, realizada em Manaus, que celebrou os vencedores nas categorias de jornalismo em texto, áudio, vídeo, jornalismo universitário e fotojornalismo. A rádio foi representada pelo jornalista Lucas Santos.
“Amazônia Profunda Digital”: produção que dialoga com identidade regional
A produção vencedora da Rede Educadora investiu em uma narrativa cuidadosa, aproximando o público do universo amazônico em um viés digital e inovador. Ao destacar as vozes, os saberes e os desafios da região — especialmente em relação à cultura, meio ambiente, economia e tecnologia — o trabalho rompe fronteiras entre o local e o global, fortalecendo um jornalismo que nasce de dentro e fala para além.
"É com muita alegria que recebemos o honroso segundo lugar nesta categoria, mostrando que valeu a pena todo o esforço para mostrar como empreendedores da Amazônia Profunda estão se desafiando no mundo digital", acrescentou o repórter João Paulo Seabra.
Os vencedores
Durante o evento, estiveram presentes jornalistas, gestores de veículos, estudantes e agentes do ecossistema de comunicação. Também foi realizado um talk show sobre jornalismo empreendedor, com exposição de desafios, oportunidades e ética no campo da comunicação.
Na listagem dos vencedores, a Rede Educadora aparece como destaque no segundo lugar da categoria áudio:
• Jornalismo em Áudio
1º lugar – BandNews FM com “Taca Farinha”
2º lugar – Rádio Educadora da Amazônia com “Amazônia Profunda Digital”
Outros vencedores também foram premiados em texto, vídeo, foto e jornalismo universitário, reforçando a diversidade e riqueza narrativa presente no Amazonas.
A reportagem pode ser conferida no seguinte link: https://www.educaamazonia.com/amazonia-profunda-digital